A Fusion Matter é a "gosma verde" que Fuse está usando para infectar o Universo do Cartoon Network e é basicamente a principal estratégia em sua conquista: ao enviar Terrafusers a um planeta, Fuse começa a espalhar Fusion Matter nele, infectando lentamente o mundo inteiro. Uma vez que um planeta tenha sido infectado a um certo ponto, o Planet Fusion pode simplesmente absorvê-lo.

A Fusion Matter em si é coletada em toda parte do jogo. Todos os Monstros Fusion e Fusions que são encontrados no jogo são feitos de Fusion Matter e derrotando eles libera-se uma certa quantidade de Fusion Matter que irá ser coletada. Fazer missões e Corridas de Zonas Infectadas também dá aos jogadores Fusion Matter. A Fusion Matter em si pode ser usada para vários propósitos: se os jogadores coletam bastante Fusion Matter, eles podem fazer um Nano ao derrotar um Fusion e também podem usá-la isso para mudar o poder do Nano.

Outros personagens no jogo também mostram que isto pode ser usada em máquinas e para criar experimentos genéticos.

Propriedades

Exemplo de Fusion Matter

Trechos de Fusion Matter bruta no chão são muitos prejudiciais.

A Fusion Matter em sua forma bruta é muito tóxica e prejudicial aos seus arredores. Criaturas vivas, como o jogador, podem tomar dano se elas entrarem em contato físico com a Fusion Matter; o contato prolongado com ela é letal. Ela também é conhecida por mutar várias criaturas diferentes e objetos em horríveis Monstros Fusion se eles forem expostos a ela de forma não-letal.

A Fusion Matter também é conhecida por destruir o próprio ambiente: o piso vivo em uma área geralmente acaba morrendo ou mutando em formas irreconhecíveis e o próprio solo pode desmoronar. Dentro das Zonas Infectadas, a infecção da Fusion Matter pode até mesmo distorcer a gravidade, criando plataformas flutuantes e detritos flutuantes.

A Fusion Matter pode ser moldada e usada para criar várias formas de vida monstruosas, como os Fusions e Monstros Fusion. Estas formas de vida também podem ser combinadas com o ambiente e outros materiais para formar maiores e mais variadas criaturas. Criaturas que são compostas ou influenciadas por Fusion Matter são geralmente controladas por Fuse. Por exemplo, quando Kevin tentou absorver Fusion Matter para usá-la contra Fuse, ele acabou sendo controlado por Fuse em vez disso.

A Fusion Matter é conhecida por aparecer em três formas: uma forma líquida que cria trechos infectados e lagos ao redor do jogo, a Fusion Matter em sua forma bruta, e um gás verde que pode ser visto no ar, mas é inofensivo.

Depois que os jogadores livraram as Crystalline Caverns de sua Gooby Trap em Mystery of the Meteor (Part 5 of 6), Gwen diz aos jogadores que a Fusion Matter não é só usada para infectar o planeta, mas também para Fuse se comunicar com seus lacaios. Isso possivelmente poderia significar que Fuse não precisa estar na Terra para atacá-la.

Curiosidades

  • A Fusion Matter age como o Tiberium (da franquia Command And Conquer), em que ambos causam dano e podem mutar humanos. Eles também compartilham uma cor semelhante, embora o Tiberium tenha uma tonalidade mais escura de verde do que o verde brilhante da Fusion Matter.
  • Os monstros não dão Fusion Matter se os jogadores são 6 níveis mais altos do que o monstro morto por eles.